Temor de furtos e roubos dos aparelhos são a principal razão da procura por esta nova atividade
Possuir um smatphone, tablet, notebook ou mesmo uma máquina digital fotográfica exige uma série de cuidados por parte do consumidor. Esses são produtos multifuncionais, com um alto valor de mercado, fato que os torna um alvo visado por bandidos.
Pensando em uma maneira de coibir esse tipo de problema foi criado o seguro para artigos eletrônicos. O seguro é contratado no nome da Pessoa Física, que deve possuir nota fiscal contando as características da máquina (nome, marca, modelo e número de série). No caso de aparelho importados, é necessário documento fiscal do país de origem.
Segundo Luciano Cardoso, superintendente da AD Corretora de Seguros, que a exemplo de outras empresas, como Porto Seguro e Mapfre, oferece este tipo de serviço, em caso de sinistro ou roubo, o cliente deve cumprir algumas exigências.
“A pessoa, primeiramente, tem que entrar em contato com o corretor para saber dos procedimentos a serem adotados. Pela prática de mercado, em geral, é exigido que o cliente formalize o sinistro por meio de carta, informando o acontecido, Boletim de Ocorrência policial e nota fiscal de aquisição e manuais do produto”, afirma.
De acordo com ele, adotar tal medida ajudaria a pessoa a ficar mais tranquila no dia a dia.
“Para profissionais que se locomovem com frequência e não querem correr risco de ficar sem sua ferramenta de trabalho e comunicação do dia a dia, recomenda-se a contratação do seguro para artigos eletrônicos portáteis, que garante a reposição do aparelho, em caso de incêndio, raio, explosão, impacto de veículos terrestres e aeronaves, contando ainda com cobertura adicionais de roubo e subtração de bens, danos elétricos, e extensão de cobertura para viagens”, explica Cardoso.
Para evitar transtornos
Por meio de nota oficial, a Polícia Militar de Ribeirão Preto deu dicas para não ter seu eletroeletrônico roubado: “É importante que a pessoa se mantenha atenta a qualquer gesto direcionado a ela. Ao desconfiar de qualquer atividade realizada por um indivíduo, não faça brincadeiras, movimentos ou gestos bruscos , para não gerar nenhuma ação afobada. Não ande armado e, ao menor sinal ou deslocamento estranho, ligue para a polícia, através do número 190.
Prevenção
Afim de não passar por transtornos com o “sumiço” de seu aparelho, um arquiteto, que preferiu não se identificar, optou por fazer o seguro de seu equipamento eletrônico.
“Por causa do meu campo de atuação, conheci o serviço e, tanto para me resguardar, quanto por uma questão de cuidado com o bem, que é algo de alto valor, não quis esperar uma situação desagradável acontecer para ter que, então, segurar o produto”, afirma.